top of page

LÍNEAS DE INVESTIGACIÓN

DISCURSO E RACISMO AMBIENTAL

Identificar, analisar e fazer público o racismo ambiental nos discursos dominantes de atores do mercado, da sociedade e governamentais a nível territorial, nacional e internacional. Identificar, analisar e divulgar as narrativas antirracistas ambientais dos discursos contra hegemônicos em disputa de comunidades, movimentos sociais, ongs e outros atores públicos e do campo popular. O referencial teórico metodológico articula a Teoria do Discurso e a análise de marcos interpretativos.

ffrf_edited_edited.jpg

DISPUTA DE DISCURSOS E PANDEMIA

Analisar a disputa de discursos sobre pandemias – como a Covid-19 - a nível nacional e internacional expressas nas práticas discursivas, ações políticas e performances significativas de autoridades governamentais, lideranças políticas, instituições chaves, mídias tradicionais e mídias sociais. Em termos teórico metodológicos se articulam os olhares da análise política de discurso da Escola de Essex (Laclau e Mouffe) e da análise de marcos interpretativos (frame analysis).

RACISM-AMBIENTAL-site_edited.jpg

DISPUTA DE DISCURSOS E POBREZA

Produzir conhecimentos sobre o estado da pobreza no Brasil, em diálogo com o contexto internacional, e de alternativas para sua superação. Analisar criticamente os discursos neoliberais e neo-desenvolvimentistas que acompanham os processos de empobrecimento e desigualdade. Identificar narrativas que propiciem alternativas para a superação desses processos. Como referencial teórico metodológico articulamos contribuições da Teoria do Discurso e da análise de marcos interpretativos.

lulariodoce_000004_edited.jpg

DISCURSO, POPULISMO E ELEIÇÕES

Analisar a disputa política de discursos nas eleições a partir da caracterização das práticas discursivas, ações políticas e performances das candidaturas. Identificar e analisar os componentes racionais e emocionais de suas estratégias discursivas articulados no antagonismo da lógica populista, particularmente com a digitalização do populismo. Como referencial teórico metodológico se articulam aportes da Teoria do Discurso e da análise de marcos interpretativos.

agronegocio-trator_edited.jpg

DISPUTA DE DISCURSOS NOS CAMPOS AGROECOLÓGICO, DO AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTAL

Analisar as práticas discursivas e as estratégias narrativas de atores chaves dos campos agroecológico, do agronegócio e meio ambiental, identificando e caracterizando as disputas antagónicas de narrativas e a construção de identidades sociopolíticas. O referencial teórico metodológico dialoga com os aportes da análise política do discurso da Escola de Essex (Laclau, Mouffe) e da análise de marcos interpretativos (frame analysis).

bottom of page